CONSTRUINDO SONHOS A quantidade de materiais para o carnaval |
A cada ano, os valores gastos na elaboração do desfile de uma escola de samba sobem cada vez mais. Escolas como Unidos de Jucutuquara e Mocidade Unida da Glória já chegaram à casa de R$ 1 milhão para levar um desfile pronto ao Sambão do Povo. Mas além dos investimentos elevados, também é enorme a quantidade de materiais utilizados na confecção das fantasias e alegorias.
Na escola de samba Unidos de Barreiros serão gastos mais de 7 mil metros de tecidos para levar à passarela do samba todas as fantasias. Para se ter uma ideia do que isso representa, basta levar em conta a metragem da passarela do samba, com seus 360 metros de extensão. O tecido utilizado pela Barreiros, se esticado em linha reta, equivale a passar pelo Sambão do Povo 21 vezes.
A agremiação leva para o desfile 1,7 mil componentes e cada fantasia consome uma média de 4,5 metros de tecido na confecção. Só na ala de baianas, com 60 mulheres, são 1,2 mil metros de pano dividido em 20 metros para cada baiana, em média. Segundo o carnavalesco da escola, Alex Santiago, a quantidade nunca é menor que esse cálculo.
"É um número bem alto. Temos a roupa de cima na fantasia, tem o forro por dentro, depois vem o acabamento. Uma roupa de baiana é mais complicada ainda, porque lá se vão mais 20 metros de tecido para cada uma", explica.
Os bordados e aviamentos de todas as fantasias da Barreiros somam mais de 20 quilômetros, se esticados em um linha reta. Uma fantasia gasta em média 12 metros de aviamento. São 408 rolos de material, com 50 metros cada.
O CARNAVAL É
UMA FÁBRICA DE SONHOS
TRANSFORMADOS EM FIGURINOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário