quinta-feira, 28 de julho de 2011

PROJETO DE CARNAVAL 2010 / fantasias e justificativas


GRES PEGA NO SAMBA
Enredo: Das Trevas a Luz do Conhecimento
A ARTE DE EDUCAR

LOGO OFICAL DO ENREDO 2010




 PROJETO DE FANTASIAS


PRIMEIRA ALA – SOCIEDADE INDÍGENA 
EDUCAÇÃO DE MATRIZ INDÍGENA

É representada pelo pajé, com um modelo de passaro, nas cores azul, ouro, vermelho e ocre.

Justificativa:
 
A terra recém descoberta  habitada por nativos, o pajé foi os primeiro professor a ensinar no Brasil, este durante tempos ensinava seu povo para viver com respeito a natureza, dignidade e espíritualidade. 
Ala Sociedade Indigena

SEGUNDA ALA – OS JESUÍTAS
 
PERÍODO HERÓICO DE ORGANIZAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO

Justificativa:

Mostra o período heróico da Educação Brasileira que é regido pela Companhia de Jesus sobre a institucionalização da pedagogia jesuítica ou o RATIO STUDIORUM (1570-1759). A roupa esta expressada sobre uma túnica, que mostra o pouco investimento na educação local, sem cabeça, mas costas a coroa de Portugal, em superioridade que completa a idéia da fantasia.

Ala Educação do Período Jesuítico

TERCEIRA ALA – PERÍODO POMBALINO
EDUCAÇÃO DAS ELITES
Justificativa:

Após a expulsão dos jesuítas as novas escolas teriam que ser destinadas a educação das elites. Várias escolas jesuíticas são suprimidas por Portugal e de todas as colônias. Pombal criou as aulas régias de Latim, Grego e Retórica. Massificando a ideal de dominação da terra, sem a Companhia de Jesus a educação na colônia ficou estagnada até a quarta série primaria a educação neste período foi destinada a formação das elites. O avanço nos estudos ocorria para quem fosse para Coimbra. A roupa mostra como o poder aquisitivo era o principal fator de exclusão do ensino.


Ala Educação do Período Pombalino
  
QUARTA ALA  BATERIA - GUARDA PORTUGUESA
ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA
SOB UM PATRIARCAL PORTUGUÊS

Justificativa:

Portugual com a descoberta do ouro e dos diamantes inicia um novo processo de colonização, cria-se a figura do Comendador e as várias cadeias que aprisionavam os invazores, era preciso fazer da colônia um local de proteção máxima, uma vez que, todo recurso para  a sustentação de Portugual, na Europa, vinha principalmente do ouro e dos dimantes do Brasil.


Ala da Bateria - Guarda Imperial

QUINTA ALA - PASSISTAS
A INFLUÊNCIA DA CORTE PORTUGUESA
 DAMAS DA CORTE

Justificativa:

Ao ser vista como principal colônia de Portugal, poucas mulheres se aventuram ao novo mundo, com a descoberta do ouro e as futuras riquezas no Brasil as mulheres se dispuseram a aventurar–se e daí inicia-se o processo de elitização das indumentárias, das perucas e do comportamento local. Pois o Brasil era em sua grande maioria colonizado por vários prisioneiros, após varias invasões e a descoberta do ouro pessoas importantes construíam a burguesia brasileira. Ainda massificando a educação em um contexto burguês.

Ala de Passistas - Damas da Corte

SEXTA ALA – EDUCAÇÃO PELA ARTE 
BARROCO BRASILEIRO

A educação mesmo elitizada rompe fronteiras e pela arte o homem é educado reconhecido nas paredes das igrejas, as mãos calejadas e negras criam um vasto cenário na historia da arte e da arquitetura local. A educação ensinada de pai para filho marca o barroco brasileiro com figuras como Aleijadinho, mesmo quem nunca estudou criou um grande universo arquitetônico e escultórico, representado muitos auto Dida tas do Brasil.


Barroco Brasileiro

SÉTIMA ALA - O GRANDE BAILE REAL

Justificativa:

Esta ala anuncia a chegada da família real no Brasil e marca o poderio da Coroa Portuguesa que sobre a influência de títulos de nobreza desapropria residências para abrigar a comitiva real. Esta ala culmina com a terceira alegoria que o Palácio Real em um país Tropical. Mostra também a tentativa de desenvolver uma corte brasileira e um burguesia local.

Dama da corte Francesa

Lord

  
Destaque Dom João VI - Influência da Familia real
na Educação do Brasil

 
Destaque Pintor Debret - catalogando o Brasil

OITAVA ALA – EDUCAÇÃO PARA A SOCIEDADE BRASILEIRA 
POSITIVISMO E ESCOLA NOVA

Justificativa:

È representado pela formatura, o diploma de nível técnico, a beca e o chapéu. Atendendo um modelo fascista é outorgada a orientação político educacional para o mundo capitalista fica bem explícita, sendo uma distinção entre trabalho intelectual, para as classes menos favorecidas fica o trabalho manual e o ensino profissional para os mais favorecidos. Sendo a formatura o marco, pois só o diploma era a concretização do sonho.



DÉCIMA ALA
EDUCAÇÃO PARA O MERCADO DE TRABALHO
TECNICISMO

È representada pelo o jaleco de operário, a roupa em tons laranja e branco, com detalhes de roldanas, um cabelo de fogo encerra a idéia do homem máquina.

Justificativa:

A lei de Diretrizes e bases da educação nacional nesta época possui principal característica marcante para a formação educacional de cunho profissionalizante. Dentre o espírito de “slogans” proposto pelo governo, como o Brasil Grande, planejava-se fazer com que a educação contribuísse, de forma decisiva, para o aumento da produção brasileira.


Ala Educação tecnicista

DÉCIMA PRIMEIRA - BAIANAS
ILUMINANDO AS FRONTEIRAS DO CONHECIMENTO

Justificativa:

A discussão sobre as questões educacionais já haviam perdido o seu sentido pedagógico e assumido um caráter político. O conhecimento que passa a ser falado em um sentido mais amplo do que as questões pertinentes a escola, a sala de aula, a didática e a dinâmica escolar em si mesma. Impedidos de atuarem em suas funções, por questões políticas durante o Regime Militar, profissionais da área de sociologia, filosofia, antropologia, história, psicologia, entre outras, passaram a assumir postos na área da educação e a concretizar discursos em nome da educação.

A barra de anjos é uma homenagens a todos que foram desaparecidos no regime militar, a mistura de santa e fada traz o antagonismo entre a pedagogia do oprimido a liberdade do ensino.
Baianas - Iluminado as fronteiras do conhecimento

A EDUCAÇÃO TEM RAÍZES AMARGAS, MAS SEUS FRUTOS SÃO DOCES

Uma nova era digital. Expressa novos estudos que leva o homem a outro espaço e o tempo, vemos destaques futuristas na área de robótica espacial, em estudos quânticos e meta humanos a modernidade é expressa pelo universo virtual.
  
Destaque de DNA


  

Estudo de Robótica




Cibernética



Conquista do Espaço Sideral 


DÉCIMA SEGUNDA ALA
EDUCAÇÃO DIGITAL
EVOLUÇÃO DA MODERNIDADE

Hoje a educação é vista não mais em um quadro negro, mas pela imagem virtual, a humanidade não compra mais livros, mas um mundo virtual que nos leva a uma nova dimensão. 
Educação Digital

 
DÉCIMA TERCEIRA ALA
ABRA SEU CORAÇÃO PARA AS DIFERENÇAS
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO

 E quem ficou para traz? E não conseguiu acompanhar as mudanças ou mesmo quem por motivos físicos, psicológicos ou financeiros nunca entrou na sala de aula. A ala “Abra seu coração paras as diferenças”, pede que nos quebremos nossos preconceitos e procuremos aprender uma nova forma de incluir quem foi à vida toda excluído, a escola de hoje não é para apenas os normais, mais para todos.  


Educação e Inclusão
 
DÉCIMA QUARTA ALA
NOVAS PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS
A MÁGICA DAS LETRAS

Justificativa:

Para incluir é preciso avaliar conceitos e aplicar na sala de aula novas fórmulas, alfabetizar hoje é ampliar um universo do saber, a possibilidade de ler é para muitos é algo mágico, que abre um mundo impossível, educar é mais que ler, mais a leitura na atualidade é algo primordial.



A mágica das letras

Alex Santiago Duarte
Figurinos Carnaval 2010 - Pega no Samba


Um comentário:

  1. Cara estava lendo seu enredo e achei muito bacana, trabalho com a "quadra junina" e seu tema seria linda para a "Quadra junina de Danças modernas"

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